Para dar uma correta noção da origem e história da raça American Staffordshire Terrier é necessário uma breve introdução sobre outros dois cães: o antigo Bulldog e o Terrier.
Até o início do século 19; o antigo Bulldog foi criado com grande cuidado na Inglaterra com o propósito de lutar com touros . O antigo bulldog era muito diferente da versão atual.
Imagens de 1870 representam o Bulldog como um cão robusto e ágil, dotado de grande stamina e suficiente capacidade de dominar touros que seriam levados ao matadouro. O Bulldog daquele época, com exceção da cabeça, parecia mais com o atual Staffordshire Terrier americano do que como o atual Bulldog.
Alguns autores afirmam que foi o Terrier Branco Inglês, ou seu parente próximo Black & Tan Terrier, que foi usado como um cruzamento com o antigo Bulldog para aperfeiçoar o Staffordshire Terrier. Parece mais fácil acreditar que qualquer Terrier de caça, como o Fox Terrier do início de 1800, poderia ter sido usado neste cruzamento, uma vez que algumas das maiores autoridades em cães da época comentavam que o Black & Tan e Terrier Branco Inglês não eram possuidores da característica mais marcante do atual American Staffordshire Terrier, o Gameness, que nada mais seria que a vontade de realizar uma tarefa, por mais árdua que ela seja. Resumidamente e persistência que a tornou tão admirada mundialmente.
É razoável acreditar que os criadores estavam tentando aperfeiçoar um cão que seria combinar o espírito e a agilidade do terrier com a coragem e tenacidade do Bulldog. Na análise dos três terriers acima mencionados nesse momento, descobrimos que não havia uma grande diferença na conformação corporal, sendo as maiores diferenças na cor, agressividade e espírito de luta.
Em todo o caso, foi o cruzamento entre o antigo bulldog e o Terrier que resultou no Staffordshire Terrier, que foi originalmente chamado de Bull & Terrier Dog, Half and Half, e em alguns casos Pit Dog. Mais tarde, a raça assumiria o nome na Inglaterra de Staffordshire bull terrier.
Com a enorme migração dos Ingleses para América do Norte à partir 1870. Estes cães, seriam utilizados como cães de fazenda, para caça de animais selvagens e proteção dos bens e propriedades dos Imigrantes, tornando-se ainda mais apegado a família em especial com as crianças, sendo localmente conheçidos como Yanque Terriers.
Com a enorme popularidade alcançada pela raça na nos Esatados Unidos da América, em 1936 a raça é aceita para inscrição no American Kennel Club no livro de origens como Staffordshire Terriers. O nome da raça foi revisado em 1972 para American Staffordshire Terrier. Uma vez que os criadores neste país tinha desenvolvido um tipo maior e mais pesado do que o Staffordshire Bull Terrier da Inglaterra e a mudança de nome era para distingui-los como raças separadas.
O padrão racial do American Staffordshire Terrier do permite variação no peso, mas deve ser proporcional ao tamanho. Os principais requisitos são um cão de grande força para seu tamanho, sólido, bem equilíbrado, possuidor de uma cabeça forte e poderosa, boa cobertura muscular, e dotado de excepcional coragem.
® 2015 Rainbowfire - Todos os Direitos Reservados. | Designed by: Th-Project.com